15.11.11

Arez em festa na inauguração da sede dos Amigos

Em Arez, no dia 4 de Novembro de 2010
Criou-se uma Associação
Que é uma mais valia para a nossa aldeia
Que precisa de desenvolvimento e animação
- Luzia Almeida
Houve festa em Arez, no passado sábado, com a celebração do 1º aniversário da Associação Sociocultural “Os Amigos de Arez” e a inauguração da sede social, que passa a funcionar em parte do edifício onde funcionou até há pouco tempo a Escola Primária.
A abertura da sede contou com a presença do vereador da cultura da Câmara de Nisa, Manuel Bichardo, do presidente da Junta de Freguesia, Artur Dias e do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arez, José Fazendas, entre outros.
Num acto simples e que envolveu grande parte dos 212 sócios da Associação, reafirmaram-se os objectivos que nortearam a fundação dos Amigos de Arez, agradeceu-se a colaboração e apoio de diversas entidades e num ambiente de grande entusiasmo foi partido e distribuído o bolo de aniversário.
A festa continuou durante a tarde e pela noite fora, não faltou a animação musical e por fim teve lugar o tradicional bailarico, a lembrar os tempos em que os arezenses se juntavam nos dias festivos, no salão, para poderem divertir-se.
Um objectivo comum: Arez
Em dia de festa e comemoração, João Arménio Pires, 34 anos, presidente da direcção dos “Amigos”, em conversa com o repórter do “Alto Alentejo” falou dos objectivos que estiveram na origem da Associação e fez um balanço do primeiro ano de actividade.
“ A Associação Sociocultural “Os Amigos de Arez” foi criada por escritura pública realizada em Nisa, no dia 4 de Novembro de 2010 e pretende responder, com iniciativas que agreguem todos os amigos de Arez – naturais, residentes, ausentes – ao crescente isolamento e desertificação das aldeias do interior, como é o caso da nossa, tentando que a inércia não leve ainda mais ao abandono e degradação destas comunidades.
Temos, pois, como objectivo central da nossa actividade, a animação recreativa, social e cultural, com iniciativas regulares nas quais pretendemos envolver todos os amigos de Arez.”
Primeiro ano muito positivo
João Pires enaltece e classifica como muito positivo, o primeiro ano de actividade da associação a que preside.
“Primeiro que tudo tenho que enaltecer o espírito de participação dos sócios e não sócios da colectividade. As pessoas precisavam de algo que as motivasse, que as juntasse para partilharem ideias, uma simples conversa, e para começarem a perceber e a valorizar todo o potencial que a freguesia dispõe, a nível do património natural e construído, a história, os usos e costumes, as tradições, numa palavra, um valioso conjunto patrimonial que marca a identidade arezense e que de outra forma estaria condenado a cair no esquecimento."
Reavivámos algumas tradições
"Durante o ano tivemos uma média de duas actividades por mês, com a participação de cerca de 30 pessoas em cada iniciativa, num ano de actividade que culminou no tradicional “Almoço das Migas” no dia 1 de Novembro e que juntou 62 pessoas.
Até aqui dispúnhamos de um local para reunir na sede da Junta de Freguesia, hoje, com esta sede que acabámos de inaugurar, temos mais espaço e motivação para desenvolver outras actividades”.
Edifício da Escola volta a ter vida
Alvo de importantes obras de restauro e remodelação, realizadas há três anos pela Câmara de Nisa, o edifício da Escola do 1º ciclo de Arez foi, entretanto, desactivado, e desde logo se colocou a questão do seu reaproveitamento.
Sem dispor, desde há 40 anos, de uma associação recreativa, cultural e desportiva, Arez viu nascer num curto espaço de meses duas associações: a ASAA e a ACESA, com fins idênticos, ambas sedeadas no mesmo edifício, em alas diferentes. Poderíamos dizer, a propósito, “não há fome que não dê em fartura”.
João Pires escusou-se, diplomaticamente, a comentar esta situação, antes reforçando a importância do novo espaço para os Amigos.
“A Escola encerrou o ano passado e achámos que seria um bom local para a sede da Associação. Contactámos a Câmara que nos cedeu este espaço, composto por esta sala de entrada, a sala de aulas, bastante espaçosa e na qual poderemos realizar exposições, conferências, debates, reuniões, etc., a sala onde vamos festejar o 1º aniversário, também com muito espaço e depois há ainda os espaços exteriores, alpendre, as zonas recreativas e de jogos que serão partilhadas em comum com a outra associação.
Acima de tudo esperamos que a sede seja a casa de todos os sócios, de todos os amigos de Arez.”
Apoio dos sócios é fundamental
Sendo ainda uma “criança”, a Associação Sociocultural “Os Amigos de Arez tem nos associados a sua principal base de sustentação financeira, um apoio insuficiente e que a direcção procura colmatar com as ajudas de outras entidades, nomeadamente, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia.
“ A associação vive dos sócios e para os sócios. São eles em Assembleia Geral que definem as linhas de orientação e as iniciativas que programamos no Plano de Actividades. Temos 212 sócios que pagam seis euros por ano, ou seja 50 cêntimos por mês. A Câmara cedeu-nos o espaço da sede e vai subsidiar-nos com 500 euros, de acordo com as iniciativas que apresentámos. A Junta de Freguesia deu-nos um apoio de 500 euros, verba que será aplicada na remodelação da instalação eléctrica e tem-nos cedido o pavilhão da Junta onde realizamos iniciativas que envolvam maior número de participantes. Para além disso temos alguns fundos obtidos nalgumas actividades.”
João Pires aproveita para divulgar algumas das iniciativas que irão integrar o Plano de 2012, um calendário cheio de projectos de animação, onde não falta a reactivação de algumas tradições locais, como o “Cantar as Janeiras”, a tradição do Santo Amaro, o “Reviver a Via Sacra” e até um “Desfile de Vestidos de Chita”.
“ O ano passado fizemos 1 Paddy Paper que teve uma boa participação e agora vamos organizar, a pedido dos sócios, um Rally Paper, estando também previsto a realização de uma Noite de Fados e a feira Mostra de Produtos e Sabores de Arez.”.
A terminar e em jeito de balanço, o nosso entrevistado, reforça a ideia de que “valeu a pena”.
“Arez estava um pouco adormecida em termos de associativismo. Com a criação da Associação conseguimos não só cativar as pessoas como chamá-las a participar em iniciativas diversas, a darem opiniões, a sentirem-se activas e integrantes de uma comunidade viva.
Aproveito para agradecer a todos os sócios e entidades, à população em geral, todo o apoio que nos têm dado e o estímulo para continuarmos a fazer mais e melhor, em benefício de Arez e do seu desenvolvimento.”
ÓRGÃOS SOCIAIS PARA O BIÉNIO 2011/2012
Assembleia Geral
Ricardo Reis (Presidente); Ana Leitão (1º Secretário); Olga Ferreira (2º Secretário); Andreia Barata e Rui Rovisco (Suplentes)
Direcção
João Arménio Pires (Presidente) Fátima Tomé (Vice-Presidente); Graça Cruz (Secretário-Geral); Cláudia Silva (Tesoureira); Paulo Felício, Ana Cristina Semedo, Sónia Faiões António e André Miranda (Vogais)
Rita Nunes e Ana Patrícia Mandeiro (Suplentes)
Conselho Fiscal
João Tomé (Presidente); Ana Rovisco (Relator); António Albino (Secretário); Diogo Mendes e Luís António (Suplentes).
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 9/11/2011