16.10.11

80 ANOS DO CINE TEATRO DE NISA - Corina Freire

Em Março de 1940, o Cine Teatro de Nisa recebeu a visita da grande actriz Corina Freire (1897-1985) considerada, anos antes, o "mais belo sorriso de Paris".
Corina Freire e o Quarteto Vocal Folclórico, em digressão pelo país, apresentaram em Nisa o espectáculo de revista "Lisboa à Vista". Como sempre acontecia, o espectáculo realizava-se à percentagem cabendo à empresa do Teatro Nisense 30 por cento da receita.
No mesmo mês, a 24, realizou-se uma das habituais conferências de teor religioso promovidas pelo padre Sebastião Martins Alves, pároco de Nisa. O Cine Teatro era alugado pela módica quantia de 70 escudos, sem mais encargos para os promotores da iniciativa.Nos anos 40, o Cine Teatro de Nisa tinha vida, havia espectáculos de cinema e de teatro, o público comparecia e aplaudia. Hoje, as portas estão fechadas, o bolor e a indiferença vai tomando conta dos espaços e os promotores da "coltura" limitam-se a apontar o dedo ao "poder central" e a remeter para o "povo" a solução do problema que criaram.
Terá o povo de esperar ainda mais dois anos para arrumar, de vez, a questão?
Mário Mendes