31.8.11

NISA: 1º Encontro de Ex-Pára-quedistas do Concelho


“DESCER À TERRA PARA CONFRATERNIZAR”
Ex-pára-quedistas naturais ou residentes no concelho de Nisa juntaram-se em animado convívio no passado dia 13 de Agosto. A organização deste 1º Encontro constituiu o pretexto para lembrarem outros tempos em que o perigo, a aventura e as emoções - mas, também, a noção do dever - andavam de mãos dadas. As barriguitas, essas, não teriam tanta saliência, mas são a expressão dos anos que, entretanto, foram passando. Importante mesmo foi o reencontro de antigos camaradas de saltos e de acções militares. As outras, de carácter mais pessoal ficaram mesmo para serem contadas à mesa.
O convívio juntou cerca de quarenta ex-pára-quedistas de diferentes idades e anos de incorporação. Alguns já não chegaram a conhecer o “inferno” da guerra colonial, mas não deixam de reconhecer a importância de terem sido pára-quedistas e o contributo que esse tempo de vida militar teve na sua formação social e humana.
António Pimpão, um dos organizadores do Encontro explicou como nasceu a ideia de juntar os ex-pára-quedistas do concelho de Nisa.
“A ideia surgiu após ter participado com outros camaradas nas celebrações do Dia da Unidade de Pára-quedistas em 23 de Maio. No regresso, propus, de imediato, aos outros Companheiros a organização deste evento.
O mais difícil de tudo, foi conseguir os contactos dos ex-páras naturais do concelho, a maior parte a residirem noutras localidades do país. Mas tudo se arranjou, estão inscritos 37 ex-pára-quedistas e como pode ver, é um ambiente festivo e de confraternização. Vamos continuar a organizar estes Encontros e esperamos que para o próximo ainda mais possam estar presentes. Aproveito para agradecer ao Paixão, ao Pinto e ao Xico Zé, a colaboração que deram e de uma forma especial a todos os ex-pára-quedistas que participaram neste Encontro, não só pela presença mas também pelas lições de vida e de exemplos que nos deram.”
“Ter sido pára-quedista fez de mim um homem e uma pessoa melhor”
- Fernando Leirinha (74 anos)
Fernando Morujo Leirinha, 74 anos, natural de Montalvão e residente na Praia do Ribatejo, foi o mais velho ex-pára-quedista presente no 1º Encontro.
Ao “Alto Alentejo” confessou que a primeira vez que saiu de Montalvão foi para se alistar nos pára-quedistas, fazendo parte do 1º curso de 1959.
“ Estive seis anos nos Pára-quedistas, tempo que me deixou gratas recordações. Nunca cheguei a ir ao Ultramar porque o Comandante não deixava. Eu era chefe de fanfarra, tocava clarim e ainda toquei na Banda da Força Aérea.”
Após o cumprimento do serviço militar, Fernando Leirinha deixou-se ficar por terras ribatejanas. “A minha mulher com quem casei há quase 50 anos é de Constância e por ali fiquei a trabalhar. Tenho uma empresa de recolha de óleos usados, com uma frota de cinco viaturas, são apenas sete empresas certificadas pelo Ministério do Ambiente, a nível nacional, neste sector e no plano profissional não me posso queixar”.
Sobre a sua ida para os Pára-quedistas, Fernando Leirinha nem hesita ao afirmar que “foi a melhor coisa que me aconteceu. Ter sido pára-quedista fez de mim um homem e uma pessoa melhor e não é por acaso que estou aqui neste convívio com esta camaradagem toda. Sempre que haja encontros estou disposto a participar”.
Mário Mendes - in "Alto Alentejo" - 24/8/11