30.8.16

Templos antigos de Nisa: A Capela de Santa Catarina

A propósito da demolição desta capela, que se erguia no lugar onde existe hoje a “Cruz das Almas”, diz-nos o Dr. Motta e Moura na sua Memória Histórica:
“O primeiro templo que se demoliu d´aquelles de que houvemos notícia, foi uma capellinha mui linda e aceada, que havia a pequena distancia da villa, no caminho da fonte da Cruz, no largo, onde se dividem os caminhos para Alpalhão, e para Gaffete, dedicada a Santa Catharina e às Almas santas do Purgatório.
Ali concorriam annualmente as raparigas da villa no dia 25 de novembro, em formoso e jovial prestito, cantando e bailando com seu estandarte, a celebrar os louvores e triumphos da filha de Costo, rei de Alexandria.
E tinham-se feito uma numerosissima confraria, a que as mais opulentas pertenciam; e deixavam-lhe legados para a sua festa e para as 25 missas, que ainda hoje lhe dizem nos dias que a precedem: e no dia seguinte depois de terem bailado e cantado, rido e folgado, iam chorar pelas suas amigas e parentes, que se haviam finado, porque tinha logar o officio funebre pelas almas dos fiéis.
Acabou a devoção, e a capelinha no anno de 1643, n´uma invasão de castelhanos, que a demoliram e arrasaram, e sua dona refugiou-se na egreja do Espírito Santo, onde ainda annualmente se festeja, mas sem concurso algum de donzellas, sem apparato de festa, sem alegrias e folguedos da mocidade; antes com tal ingratidão e abandono, que n´alguns annos nem irmãos concorrem para lhe pegar no andor na procissão, que lhe fazem.
E ainda no dia seguinte se canta o mesmo officio das almas. Com seu sermão, e responsorios pelos defuntos da villa, e no logar onde ella estava, collocaram uma bella cruz com tres degraus de cantaria de roda, que ainda hoje se chama a cruz das Almas; aonde costumam ir de passeio os cavalleiros e donzéis da villa por ser o mais aprazível, ameno e concorrido.
Motta e Moura - Memória Histórica da Notável Vila de Niza - 1855