8.10.15

Sport Nisa e Benfica: 80 anos de vida com os olhos no futuro

O Sport Nisa e Benfica comemorou no passado dia 1 de Outubro, 80 anos de existência. Uma noite de fados, realizada no dia 2, serviu para evocar a vida e o historial de um clube desportivo fundado em 1935 que continua a olhar para o futuro, agora com novas e mais elevadas expectativas. A colocação do pavimento sintético no campo de jogos, vem colmatar uma das principais lacunas, e irá permitir que atletas e amantes do futebol disponham de condições ideais para a prática da modalidade.
Este tem sido o principal sonho do presidente da direcção do clube, Paulo Vilela, ciente de que a melhoria de infra-estruturas desportivas poderá constituir o retomar das tradições futebolísticas em Nisa, não apenas nos escalões de formação, como vem acontecendo desde há várias épocas, mas na participação na prova maior da AFP, o campeonato distrital de seniores.
“Esse é, com efeito, o meu maior sonho, enquanto dirigente. Somos o único concelho do distrito que não dispunha de um piso relvado ou sintético e em Novembro, como espero, iremos concretizar esse objectivo” – confirmou o presidente.
Para que tal empreendimento fosse possível, a autarquia nisense estabeleceu um contrato com a empresa Playpiso S.A., que tem procedido à preparação do terreno no Campo de Futebol D. Maria Gabriela Vieira, uma obra com o valor global de 176.970 euros e que engloba, entre outros, trabalhos de drenagem, instalação de sistema de rega e colocação de relva sintética e equipamentos essenciais para a prática do futebol, de acordo com as regras definidas pela FPF para jogos nacionais, obra que se estima estar concluída em Novembro.
A obra de colocação do piso sintético obrigou ao estabelecimento de um acordo com o Município, cedendo o clube os direitos de utilização do campo de jogos à autarquia por um período de 25 anos, com uma cláusula que salvaguarda o retorno à posse do clube, ficando o recinto a ser considerado de âmbito municipal e com um regulamento de utilização, a ser ultimado pela autarquia.
“ Foi a forma encontrada para resolver esta situação, que há muito poderia estar resolvida - explica Paulo Vilela. Até à conclusão da obra temos que ir treinar e disputar os jogos em Tolosa. Juntamos o útil ao agradável, apesar de ser mais dispendioso, pois há crianças de Tolosa a jogar nas equipas de formação (traquinas, benjamins e infantis) do Nisa e Benfica. Este ano, devido aos condicionalismos das obras tivemos que reduzir o número de atletas e de competições. Habitualmente, juntamos quase uma centena de crianças e jovens em competições e convívios desportivos.”
Um clube com grande historial
A história do Sport Nisa e Benfica remonta ao longínquo ano de 1935, quando um grupo de jovens, adeptos do Benfica, tomou a iniciativa de criar uma nova colectividade que rivalizasse com a do Sporting.
A fundação do clube, com o nome inicial de Sport Lisboa e Nisa, data de 1 de Outubro de 1935, dando corpo ao sonho dos nisenses Isaac Araújo Baptista, José da Piedade Pires, Esteves da Anunciada Cebola e António Maria Carolo.
Em 13 de Janeiro de 1936, é eleita a primeira direcção, dela fazendo parte: o médico António Granja, José da Piedade Pires, Vicente Fernandes Nogueira, Eduardo Dinis Filipe, Esteves da Anunciada Cebola, José da Graça Sena, José Carita Serralha, João da Cruz Charrinho, Virgílio Pinheiro, João da Cruz Charrinho e António Semedo da Piedade.
A primeira sede instalou-se numa casa alugada na Rua da Fonte; anos mais tarde e também por arrendamento, transferiu-se para instalações muito mais amplas, na Estrada de Alpalhão (rua 25 de Abril), onde tinham lugar, em datas certas, grandes bailes populares, iniciativas destinadas a obter de receitas para o clube e principal razão de angariação de sócios.
Em 1946 e por força da determinação do Sport Lisboa e Benfica, o clube passou a designar-se com o nome que tem hoje, Sport Nisa e Benfica, tornando-se na 39ª filial do clube lisboeta, sendo actualmente a 9ª filial do SLB.
 Os jogos da bola e os bailes no “Galocha”
Não se pode falar do Benfica de Nisa, sem aclarar a memória dos célebres bailes que decorriam na sua sede. Se no início eram os jogos de futebol com o rival Sporting, sem qualquer espírito de competição oficial e disputados no campo do Alto de Palhais, os bailes populares, constituíam as mais importantes manifestações colectivas num tempo em que na vila (e no país) as colectividades espelhavam a divisão inter-classista existente. Abertos a camponeses, operários e artistas, sem distinção, os bailes no Benfica eram conhecidos como os bailes do “Galocha”, para vincar o seu carácter profundamente popular e rural (dos trabalhadores do campo) em compita com outras agremiações como a Sociedade Artística (dos "artistas") ou o Clube Nisense, “poiso” de uma burguesia local e regional, que não admitia “misturas”.
Com este quadro, fácil é perceber que o Nisa e Benfica fosse a associação com maior número de sócios e também de actividades, e profundamente enraizada entre a população.
O atletismo praticou-se durante alguns anos, bem como o ciclismo, uma modalidade muito popular durante os anos cinquenta e sessenta do século passado.
É no início da década de 60 que o Sport Nisa e Benfica participa pela primeira vez em provas oficiais de futebol.
Aos “distritais” de seniores, seguiram-se os juniores, os principiantes, e todas as demais categorias do futebol jovem, não só a nível distrital, mas também nacional, em seniores (3.ª Divisão) e juniores (campeonato nacional) numa caminhada que não mais parou e que todos os anos se renova, tanto a nível de novos atletas, como nas provas e objectivos com que se participa. Entre estes e num concelho que sofre os problemas da interioridade e da desertificação, assume relevo a ocupação salutar das crianças e dos jovens, a educação no espírito e respeito pelo “fair play”, valores alternativos aos mundos subterrâneos da droga e do vício e que, geralmente, constituem becos sem salda.
A par do futebol, o Sport Nisa Benfica manteve em actividade, secções de cicloturismo, andebol e futsal, funcionando como secções autónomas e sem encargos para o clube. No futsal, conquistou o primeiro campeonato distrital organizado pela AFP tendo sido, aliás, um dos precursores desta modalidade, hoje tão popular no distrito. Outro tanto se passa com a equipa de futebol de veteranos (Velhas Guardas) que percorrem país, com total autonomia e auto financiando-se.
Além destas actividades e num espírito recreativo, o Sport Nisa e Benfica organiza regularmente torneios de pesca desportiva ou de futebol de salão, bailes da pinhata e de Natal, festas de Verão, Milha de S. Silvestre (atletismo), o Passeio de Pais Natal de Bicicleta ou o jantar de Natal, e outros visando quer a obtenção de fundos, quer, acima de tudo, a dinamização desportiva e o convívio entre associados.
Valorização do património
O Sport Nisa e Benfica dispõe de sede própria na Rua 25 de Abril, e de Campo de Jogos, com o nome de D. Maria Gabriela Vieira, a benemérita nisense que doou ao clube, sem qualquer contrapartida, uma extensa propriedade, na qual está implantado o campo de futebol (105x65 m) balneários e anexos de ampla dimensão.
A sede do clube passou por obras de remodelação e dispõe, hoje, de melhores condições para os sócios e para a população que utiliza o salão para a realização de diversas festas de convívio ou familiares.
A valorização do património é objectivo que não tem sido esquecido pelos diversos elencos directivos que têm gerido o clube.
Reconhecendo a importância do clube na promoção do desporto no concelho, a Câmara Municipal de Nisa atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal em Outubro de 1995.
Em 5 de Outubro de 1998 foi inaugurada pelo então Secretário de Estado do Desporto, Miranda Calha, a primeira fase da bancada (lateral) e dois anos mais tarde foi construída a bancada central no Campo de Jogos, incluindo a mesma uma cabine para a comunicação social, melhoramentos que transformaram de modo significativo o conjunto de estruturas e equipamentos do Sport Nisa e Benfica, foram conseguidos por força de uma enorme dedicação dos seus dirigentes e associados.
A colocação do piso sintético será a “cereja no topo do bolo”.
“Não sei, mas acho que me vou emocionar bastante neste dia. Não apenas pela concretização deste sonho, de muitos anos, mas porque ao lutar pelo mesmo ouvi muitas coisas desagradáveis, de pessoas que esquecem que damos o melhor que podemos e sabemos por um ideal, o do clube, à margem de politiquices que nada acrescentam e que nada nos trazem de positivo. O clube completou 80 anos de existência, uma idade que deve ser orgulho para todos os nisenses, com um historial brilhante e que fala por si.
Com a implantação do sintético, vamos ter novas e melhores condições, queremos chamar mais atletas e desenvolver uma modalidade que foi sempre o orgulho da nossa terra.
O Nisa e Benfica tem 300 sócios, muitos ainda têm esperança no retorno do futebol sénior. Por mim, farei todos os possíveis para que tal aconteça, em condições viáveis, sem loucuras e no respeito pelas disponibilidades monetárias do clube.”
Um leão no reino da águia 
Paulo José Ribeirinho Vilela Mendes, 43 anos, funcionário público, é o presidente do Sport Nisa e Benfica, cargo que exerce há 3 mandatos e que tem acumulado com o de treinador de escalões jovens.
Questionado sobre a sua dupla “cor” clubística não tem dúvidas em afirmar. “Sou sportinguista, vibro com as vitórias leoninas, mas foi neste clube que me formei como jogador, como homem, como dirigente e como técnico de futebol. Foi nesta casa que o meu pai jogou, este é o clube da minha terra, pelo qual o meu avô vibrou em tantas e tantas horas inesquecíveis e por isso, digo que, como nisense é um grande orgulho servir um clube com tão longa vida e brilhante historial”.
“Águias” e “leões” à parte, o amor ao clube que sempre conheceu desde criança falou mais alto, constituindo um exemplo nos tempos que correm.
 Um clube “recheado” de êxitos
1975/76 – Campeão Distrital de Futebol (seniores)
1976/77 – Participação no Campeonato Nacional da 3ª Divisão
1977/78 – Campeão Distrital de Futebol (seniores)
1978/79 – Participação no Campeonato Nacional da 3ª Divisão
1979/80 – Campeão Distrital de Futebol (seniores)
1980/81 – Participação no Campeonato Nacional da 3ª Divisão
1981/82 – Campeão Distrital de Futebol (seniores)
1982/85 – Participação no Campeonato Nacional da 3ª Divisão
1986/87 - Campeão Distrital de Futebol (seniores)
1987/88 – Participação no Campeonato Nacional da 3ª Divisão
1998/99 - Campeão Distrital de Futebol (seniores) – 2ª Divisão
1998/99 – Vencedor da Taça AFP (seniores)
1999/00 - Campeão Distrital de Futsal (seniores)
2000/01 – Participação no Campeonato Nacional de Futsal (3ª Divisão)
2002/03 – Campeão Distrital Infantis
2003/04 – Vencedor da Taça AFP (Infantis)
2003/04/05/06 – Vencedor da Taça AFP Iniciados
2004/2005 – Vencedor da Taça AFP Juvenis
2008 – Ricardo Mateus em representação do Sport Nisa e Benfica é campeão nacional de corta-mato (juniores).
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 7/10/2015