29.8.14

NISA: Exposição de Pintura de Pequito Ribeiro

Durante o mês de setembro está patente na Biblioteca Municipal de Nisa a exposição “MOMENTOS”, com pinturas de Pequito Ribeiro.
Os trabalhos desta exposição na Biblioteca Municipal de Nisa apresentam “momentos vividos pelo autor, que modesta e serenamente, vai refletindo pelo traço e pele cor sobre a brancura e inocência do papel os seus momentos de vida”.
Pequito Ribeiro nasceu em Nisa, de onde saiu com seis de idade. Cresceu e formou-se como homem na cidade do Porto. Tem nas veias sangue alentejano (por parte da mãe) e minhoto (por parte do pai). Afirma sentir “uma certa nostalgia pelo alentejano que é” mas não se revê com tal, dado “pouco ter bebido do ser e pensar alentejano”, por outro lado, sente uma forte ligação ao Porto – cidade de granito e ferro – assim como às suas gentes.
Diz-se profundamente tocado por Vieira da Silva e pela obra de Júlio Resende, invocando igualmente Piet Mondrian.
Pequito Ribeiro é Membro da Associação Artística de Gondomar. A exposição “MOMENTOS” foi apresentada este ano no Centro Cultural da Branca – Albergaria-a-Velha e na Junta de Freguesia de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora; em 2013, apresentou a exposição “A COR E A FORMA” no Museu do Vinho do Porto – Câmara Municipal do Porto e na Associação Artística de Gondomar apresentou uma exposição sem título. Desde 2003, participou em exposições coletivas em Rio Tinto, Gondomar, Porto, Oliveira do Hospital e Vidigueira.