11.7.13

BELVER: Portugal tem um dos quatros Museus de Sabão do Mundo


No Mundo existem, apenas, quatro Museus da Indústria do Sabão e Portugal tem o seu situado no Concelho de Gavião, em Belver.
Pela tradição e cultura de saboeiro, existente na Terra, a Câmara Municipal de Gavião apostou num Museu que mostra a arte do saboeiro.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Gavião, Jorge Martins, “o projeto arquitetónico de recuperação e transformação da antiga escola primária de Belver, no Museu do Sabão, pretende criar um espaço de divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos nossos antepassados e homenagear a memória coletiva dos saboeiros de Belver”.
Este Museu dispõe de um avançado sistema tecnológico, interativo, que permite aos visitantes terem um conhecimento mais profundo sobre a história e a arte sobre sabão e dos saboeiros.
A produção de Sabão tinha grande importância económica e social na vila de Belver, nesta localidade foi instalada uma Real Fábrica de Sabão que funcionava em regime de monopólio régio, da qual ainda hoje se encontram vestígios.
As indústrias artesanais, ou casas de Sabão Mole, como eram designadas, constituíam-se como pequenas produções de carater familiar, passando de geração em geração. Após embalado em sacas próprias de sarja e serapilheira, o sabão era utilizado na lavagem de roupas, tecidos e sobrado de madeira.
A alcunha dos habitantes de Belver perdura até hoje – Os Saboeiros.
O concelho de Gavião pertence ao distrito de Portalegre e está situado no Norte Alentejano, na confluência do Alentejo com o Ribatejo e a Beira Interior, partilhando, com estas duas províncias, o Rio Tejo.
Gavião é um concelho essencialmente rural, agora como sempre. A sua população mantém muitos dos traços rurais que fizeram a sua história e etnografia. O artesanato aí está a prová-lo, bem como uma gastronomia regional rica, variada e saborosa.
O Concelho de Gavião tem uma beleza natural incontornável, podendo ter acesso a uma pequena mostra em www.cm-gaviao.pt.

Nenhum comentário: